Financiar a Sustentabilidade é uma publicação, lançada pelo BCSD, que identifica, de forma prática, como projetos de economia verde e economia circular podem ser financiados pelo COMPETE 2020. Apresenta também uma leitura simplificada das oportunidades contidas no PO SEUR e nos PO Regionais em prol de projetos verdes e circulares.
Este documento teve contributos de: ADENE – Agência para a Energia, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Portugal Ventures, Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).
A sustentabilidade é um motor de inovação na economia.
A transição para uma economia verde oferece inúmeras oportunidades para a transformação de processos e a criação de novos produtos e serviços. As empresas necessitam de incentivos e de mecanismos de financiamento adequados a novos processos de inovação, investigação e comunicação. O financiamento necessário é substancial e depende, em grande medida, das políticas e investimentos públicos, que, por sua vez, podem alavancar mecanismos inovadores de investimento privado.
O COMPETE 2020, o PO SEUR e os PO Regionais disponibilizam várias linhas de financiamento que podem ser aplicadas no âmbito da economia verde, podendo as empresas serem financiadas para: