Portugal 2020

Portugal 2020 2018-04-09T11:47:05+00:00

Financiar a Sustentabilidade é uma publicação, lançada pelo BCSD, que identifica, de forma prática, como projetos de economia verde e economia circular podem ser financiados pelo COMPETE 2020. Apresenta também uma leitura simplificada das oportunidades contidas no PO SEUR e nos PO Regionais em prol de projetos verdes e circulares.

Este documento teve contributos de: ADENE – Agência para a Energia, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Portugal Ventures, Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

A sustentabilidade é um motor de inovação na economia.

A transição para uma economia verde oferece inúmeras oportunidades para a transformação de processos e a criação de novos produtos e serviços. As empresas necessitam de incentivos e de mecanismos de financiamento adequados a novos processos de inovação, investigação e comunicação. O financiamento necessário é substancial e depende, em grande medida, das políticas e investimentos públicos, que, por sua vez, podem alavancar mecanismos inovadores de investimento privado.
O COMPETE 2020, o PO SEUR e os PO Regionais disponibilizam várias linhas de financiamento que podem ser aplicadas no âmbito da economia verde, podendo as empresas serem financiadas para:
SUSTAINABLE FINANCE

DESENVOLVER
iniciativas para melhorar a eficiência no uso da água

ALTERAR
os padrões de produção e de consumo

CRIAR
marcas ecológicas

IMPLEMENTAR
certificações de âmbito ambiental, como o ecodesign

MELHORAR
a eficiência energética dos processos, dos produtos e dos edifícios

APOSTAR
nas energias renováveis ou integrar sistemas de gestão

A publicação “Financiar a Sustentabilidade” ajuda as PME a identificarem oportunidades concretas de Cofinanciamento para a economia verde e circular.

A economia verde e circular terá um conjunto de desenvolvimentos futuros. É importante que as PME consigam hoje pensar e imaginar o futuro. O Projeto Meet2030 do BCSD e do IST podem ajudar nesta visualização e cenarização. Para mais informação consulte: www.meet2030.pt