Nov 2024
O papel da Inteligência Artificial na precisão do reporte ESG

A crescente consciencialização em torno da importância da sustentabilidade tem impulsionado uma pressão cada vez maior sobre as empresas para a realização de reportes não financeiros que reflitam as suas práticas e impactos ESG. Este reporte é, em parte, regulamentado por mecanismos como a Taxonomia da União Europeia e a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD), que visam estabelecer critérios claros e obrigações rigorosas no que concerne à divulgação de informação relacionada com a sustentabilidade. Contudo, persiste ainda o desafio de assegurar a fiabilidade da informação reportada.

Neste enquadramento, em termos operacionais, é crucial que as empresas consigam recolher indicadores-chave de desempenho (KPI) relevantes relacionados com a sustentabilidade para alimentarem este reporte. A complexidade inerente à recolha e verificação de dados de sustentabilidade levanta obstáculos significativos, tornando imperativa a adoção de métodos e tecnologias avançadas que garantam a integridade e a precisão desta informação. Algumas empresas têm, neste sentido, adotado abordagens inovadoras, baseadas em tecnologia avançada, para identificar KPI de sustentabilidade e assim monitorizarem e melhorarem o seu desempenho neste campo, através de:

  • Recolha de dados via satélite – Satélites equipados com sensores avançados podem captar uma grande quantidade de dados ambientais à escala global, o que inclui imagens de alta resolução, dados de temperatura, níveis de poluição, cobertura vegetal, entre outros. Esses dados são recolhidos de forma contínua e podem ser utilizados para monitorizar mudanças ao longo do tempo.
  • Processamento e análise de dados com Inteligência Artificial (IA) – Uma vez recolhidos, os dados dos satélites são processados e analisados com recurso a algoritmos de IA, capazes de realizar previsões e destacar áreas de interesse que correspondem aos KPI de sustentabilidade das empresas. A IA pode identificar padrões, tendências e anomalias nos dados que dificilmente seriam detetados manualmente e pode, por exemplo, ser direcionada para o reconhecimento de sinais de desflorestação ou de erosão do solo.

Existem vários softwares e plataformas que ajudam na recolha, processamento e sistematização de KPI de sustentabilidade obtidos através de satélites e IA. Estas ferramentas variam em complexidade e propósito, desde a análise de imagens de satélite até à gestão de dados de sustentabilidade e desenvolvimento de relatórios. A escolha da plataforma dependerá das necessidades específicas de cada empresa, bem como do tipo de dados e do nível de detalhe e análise desejados, sendo três das plataformas mais utilizadas:

  • Google Earth Engine: Com a sua elevada capacidade de processamento de dados e visualização avançada, permite a análise de dados geoespaciais em grande escala, utilizando o vasto arquivo de imagens de satélite do Google. Auxilia, assim, as empresas na gestão de sustentabilidade, possibilitando a realização de análise geoespacial e a monitorização de KPI ambientais através destas imagens.
  • IBM Environmental Intelligence Suite: Através da utilização de IA e análise de dados, permite às empresas prever e minimizar riscos ambientais, bem como otimizar o seu desempenho em questões de sustentabilidade.
  • Salesforce Sustainability Cloud: Com recurso a IA, a plataforma possibilita o rastreio, análise e reporte de dados ambientais fiáveis, permitindo às empresas reduzirem as suas emissões de carbono e atingirem as suas metas de sustentabilidade.

O recurso à IA permite às empresas tomar decisões fundamentadas, como investir em tecnologias mais sustentáveis ou alterar cadeias de abastecimento de forma a reduzirem a sua pegada de carbono, com base em informações precisas e atualizadas sobre o seu desempenho de sustentabilidade. Adicionalmente, a análise dos dados obtidos pode facilitar o cumprimento de regulamentações ambientais e a obtenção de certificações de sustentabilidade, o que beneficiará a reputação e competitividade destas empresas no mercado.