Investimento em prol da igualdade de género

Índices, instrumentos financeiros e iniciativas que apoiam os investidores institucionais que procuram investir em empresas que promovem a diversidade de género na sua força de trabalho e nos seus cargos de liderança.

Índices ESG para a igualdade de género

Bloomberg Gender-Equality Index (GEI)

O Bloomberg Gender-Equality Index (GEI) acompanha o desempenho de empresas públicas comprometidas em divulgar os seus esforços para apoiar a igualdade de género por meio do desenvolvimento de políticas, representação e transparência.

Está focado em 5 pilares:

Pillar 1: Female leadership & talent pipeline

Pillar 2: Equal pay & gender pay parity

Pillar 3: Inclusive culture

Pillar 4: Anti-sexual harassment policies

Pillar 5: Pro-women brand

 

Benefícios para as empresas

    • Demonstrar compromisso com igualdade de género e transparência
    • Melhorar o reporte ao estar alinhado com um standard internacionalmente aceite
    • Benchmark dos peers

Benefícios para os investidores

  • Identificar empresas comprometidas com a transparência e ativas na igualdade de género
  • Obter visibilidade dos dados sociais relacionados com o género das empresas
  •  

Empresas portuguesas neste índice: Sonae, Jerónimo Martins, Galp, EDP, EDP Renováveis, REN, Nos e BCP

 

Saiba mais aqui.

SPI Gender Equality - SIX

O índice SPI Gender Equality Return mede o desenvolvimento das ações suíças com base na sua exposição à igualdade de género na Suíça. As pontuações de exposição são fornecidas pelo Inrate. Os componentes devem ter entre 20% e 80% de mulheres no conselho de administração.

“The SPI Gender Equality Index is the first index of its kind for the Swiss market. In launching this index today, we are offering a transparent benchmark to measure gender diversity on Swiss companies’ boards and management committees.”

Marion Leslie, Head Financial Information and member of SIX Executive Board

Saiba mais aqui.

MSCI Women's Leadership

O índice tem como objetivo representar o desempenho das empresas que apresentam compromisso com a igualdade de género nos  conselhos de administração e entre cargos de liderança. Responde a 3 condições: Número de Mulheres em Posição de Liderança, Percentual de Mulheres na Board e Controvérsia sobre Discriminação e Diversidade da Força de Trabalho.

MSCI Japan Empowering Women (WIN) Select Index

O MSCI Japan Empowering Women (WIN) Select Index tem como objetivo representar o desempenho de empresas líderes no seu setor GICS® em termos de promoção e manutenção de igualdade de género. Para apoiar investidores institucionais que procuram exposição a empresas que promovem e mantêm a diversidade de género na sua força de trabalho, a MSCI desenvolveu o MSCI Japan Empowering Women (WIN) Select Index.

Saiba mais aqui.

FTSE Women on Boards Leadership Index Series

O Índice FTSE Women on Boards Leadership foi projetado para integrar a liderança em igualdade de género num benchmark. Os índices aumentam a exposição das empresas com base na diversidade da liderança e como gerem os seus impactos na sociedade, o que é alcançado pelo integração da igualdade de género e do impacto social.

Os FTSE Women on Boards Leadership Indexes podem ser usados para auxiliar na integração da igualdade de género e impacto social numa estratégia de investimento diversificada.

Assim, o FTSE Women on Boards Leadership Index contribui para o movimento de igualdade de género, para promover a consciencialização e melhorar os ambientes inclusivos em todos os níveis.

Saiba mais aqui.

Outros índices

Gender-Equality Index – European Institute for Gender Equality

É uma ferramenta para medir o progresso da igualdade de género na União Europeia (UE), desenvolvido pelo EIGE. Dá mais visibilidade às áreas que precisam de melhorias e, em última análise, apoia os formuladores de políticas a projetar medidas de igualdade de género mais eficazes.

A medição da igualdade de género é essencial para a elaboração de políticas mais eficazes na UE. Desde a primeira edição em 2013, o Índice de Igualdade de Género tem acompanhado e relatado o progresso, fornecendo uma visão abrangente da igualdade de género.

“EIGE’s Index shows it will take nearly three generations to achieve gender equality at the current pace. And COVID-19 could slow down progress even further.”

Saiba mais aqui.

2019 SDG Gender Index – Equal Measures 2030

O Índice fornece um snapshot de onde o mundo está em relação à visão de igualdade de género estabelecida pela Agenda 2030.

Mede o estado da igualdade de género alinhado a 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 129 países em cinco regiões e 51 questões que vão desde saúde, violência baseada em género, alterações climáticas, trabalho decente e outros. No geral, o índice conclui que, em todas as metas e indicadores estudados, nenhum país alcançou plenamente a promessa de igualdade de género.

Saiba mais aqui.

EDGE - Certificação de empresas para a igualdade de género

Mede a posição das organizações em termos de representação, equidade salarial, eficácia de políticas e práticas para garantir fluxos de carreira equitativos, bem como a inclusão da cultura.

A Certificação EDGE adota uma filosofia de melhoria contínua. É uma certificação de três níveis, que é válida por dois anos.

As organizações podem se tornar certificadas EDGE pelo seu compromisso com a igualdade de género no local de trabalho e progredir através de três fases de certificação – Avaliar, Mover e Liderar – na sua jornada para alcançar a excelência na igualdade de género no local de trabalho.

Saiba mais aqui.

Produtos e financiamento

Gender Lens Investing (GLI)

Gender Lens Investing é uma estratégia de investimento de impacto que integra deliberadamente a análise de género na análise de investimento e na tomada de decisões. Procura fechar o gender gap”.

Investir com a intenção de abordar questões de género ou promover a igualdade de género, incluindo:

  • Investir em empresas de propriedade de mulheres ou lideradas por mulheres;
  • Investir em empresas que promovam a equidade no local de trabalho (em pessoal, gestão, representação em conselhos de administração e ao longo das suas cadeias de abastecimento); ou
  • Investir em empresas que oferecem produtos ou serviços que melhoram substancialmente a vida de mulheres e meninas.

 

Desempenho financeiro de empresas com mulheres na liderança – Empresas com mulheres na gestão executiva superam as empresas que não têm mulheres em cargos de chefia.

Fonte: GIIN

Gender Equality Funds

Gender Equality Funds é uma plataforma que permite ajudar a descobrir se os investimentos estão a ser realizados em empresas líderes em diversidade e igualdade de género.

Na plataforma é possível encontrar opções socialmente responsáveis que priorizam empresas com igualdade de género e políticas de promoção da igualdade de género.

O objetivo é ajudar a construir um mundo mais igualitário investindo em empresas que ofereçam às mulheres sucesso no local de trabalho, sem sacrificar os retornos. Um crescente corpo de pesquisa correlaciona vários critérios de Gender Lens Investing com maior desempenho financeiro e menor risco de investimento.

Disponível um motor de pesquisa para encontrar fundos e ETFs com melhor desempenho relativamente à igualdade de género.

Fonte: Gender Equality Funds

UN Sustainable Stock Exchanges

As bolsas de valores estão posicionadas de forma única para influenciar o mercado de uma maneira que poucos outros atores podem. A iniciativa Sustainable Stock Exchange (SSE) das Nações Unidas ajuda as bolsas de valores a construir essa posição, conectando-as com empresas, investidores e formuladores de políticas para apoiar o desenvolvimento sustentável nos mercados de capitais. As bolsas de valores de todo o mundo são convidadas a aderir à iniciativa assinando um compromisso público para promover práticas de negócios sustentáveis.

Fonte: Relatório UN SSE

Iniciativas nacionais

iGEN - Fórum de Organizações para a igualdade

Uma iniciativa criada em 2013, a convite da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, por um conjunto de organizações que assumiu o compromisso de reforçar a integração dos princípios da igualdade entre homens e mulheres nas suas estratégias e modelos de gestão. O iGen é, hoje, composto por organizações dos setores público, privado e da economia social, com operações em Portugal, que promovem a concretização de princípios e políticas de Igualdade de Género, alinhadas com as estratégias nacional e internacional.

Saiba mais aqui

Pacto para a conciliação

Lançado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o Pacto para a Conciliação conta já com mais de 70 organizações que assumiram o compromisso de implementar e certificar um sistema de gestão da conciliação com base na norma portuguesa 4552 – Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. A iniciativa congrega empresas públicas e privadas, instituições de ensino superior e entidades da administração pública central e local empenhadas em proporcionar, através da conciliação, uma igualdade efetiva entre homens e mulheres.

Saiba mais aqui

Meta Nacional para a Igualdade de Género

A Global Compact Network Portugal, no âmbito do programa acelerador Target Gender Equality, lançou a Meta Nacional para a Igualdade de Género com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

Ao subscrever a Meta Nacional, as empresas comprometem-se a alcançar 40% de Mulheres em Cargos de Decisão até 2030 [Conselho de Administração, Comissão Executiva e Direções de 1.ª Linha], consubstanciando o seu contributo para o ODS 5 – Igualdade de Género.

Saiba mais aqui

Carta Portuguesa para a Diversidade

Uma iniciativa da Comissão Europeia, gerida em Portugal pela APPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão – que desafia as organizações dos setores público, privado, com e sem fins lucrativos a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades. As organizações signatárias assumem a Diversidade como um imperativo ético, que orienta a sua atuação interna e externa.

Saiba mais aqui

Aliança para a igualdade nas tecnologias de informação e comunicação

Criada com o objetivo de promover a inclusão digital das mulheres e a sua participação nas engenharias e nas tecnologias, a Aliança foi formalizada em dezembro de 2021 pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, entidade coordenadora, em articulação com a APPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e as restantes entidades parceiras do programa “Engenheiras por um Dia”. Através da participação na Aliança, as organizações reforçam o seu compromisso com o combate à desigualdade e, em especial, à ausência das mulheres nas áreas de engenharia e tecnologia.

Saiba mais aqui | Conheça, também, a iniciativa “Engenheiras por um Dia” aqui

Iniciativas internacionais

WEPS - Women's Empowerment Principles

Uma iniciativa da UN Women e do United Nations Global Compact que apela ao compromisso dos CEOs para com 7 Princípios fundamentais, de modo a promover o empoderamento das mulheres no seio das empresas e na sociedade.

  • Princípio 1: Estabelecer uma liderança empresarial de alto nível para a Igualdade de Género
  • Princípio 2: Tratar mulheres e homens de forma justa no trabalho, sem discriminação
  • Princípio 3: Garantir saúde, segurança e bem-estar
  • Princípio 4: Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional
  • Princípio 5: Desenvolvimento empresarial, cadeia de abastecimento e práticas de marketing
  • Princípio 6: Advocacy e promoção de iniciativas junto da comunidade
  • Princípio 7: Medição e reporting

Saiba mais aqui

He For She

Lançado pela UN Women em 2014, o movimento apela ao envolvimento de homens e rapazes na promoção da igualdade de género, contribuindo para a remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir o seu potencial. O movimento, que conta também com o compromisso de empresas e organismos dos mais variados setores, visa mobilizar toda a sociedade em prol da igualdade de género.

Saiba mais aqui

Equal by 30

Promovido pela Clean Energy Education and Empowerment (C3E) Initiative, o Equal by 30 é um compromisso público subscrito por organizações do setor público e privado que visa alcançar, até 2030, os 3 Es – Equal Opportunity, Equal Pay, Equal Leadership – para as mulheres que integram o setor da energia limpa. Equal by 30 pede que organizações, empresas e governos subscrevam os Princípios e tomem ações concretas para acelerar a participação das mulheres no setor da energia limpa, diminuindo a lacuna de género e promovendo uma transição mais justa.

Saiba mais aqui

Embrace the diference

Promovida pela European Roundtable for Industry, a iniciativa conta já com a adesão de 50 empresas líderes na Europa, pertencentes aos setores da indústria e da tecnologia, cujos CEOs e Presidentes assumiram o compromisso de criar o ambiente e as condições adequadas para que todos os colaboradores atinjam o seu potencial.

Saiba mais aqui

Eventos e formação

Eventos

Target Gender Equality Live

UN Global Compact | Data: 15/03/2022

Round Table: SDG 5 Into Environmental Policies and Practices

UNITAR | Data: 07/03/2022

Comission on the Status of Women

UN Women | Data: 14/03/2022 – 25/03/2022

United Nations observance of International Women’s Day 2022

UN Women | Data: 08/03/2022

Formação

United Nations SDG 5 – Gender Equality

UN SDG Learn

Este curso sobre o ODS 5 – Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas – permite o desenvolvimento de uma compreensão holística e global da igualdade de género, dos seus desafios e das suas raízes, no contexto da Agenda 2030.

2030 Agenda for Sustainable Development and Gender Equality

UN Women Training Center

O curso visa desenvolver e reforçar a sensibilização para as questões da igualdade de género e do empoderamento das mulheres no contexto da Agenda 2030.

UN CC:Learn Introduction to Sustainable Finance

O curso abrange instrumentos financeiros sustentáveis, metodologias e quadros para integrar a sustentabilidade nas decisões financeiras, principais iniciativas financeiras globais sustentáveis, e regulamentos financeiros sustentáveis.