GUIA ESG

GUIA ESG 2018-04-09T11:50:02+00:00
 GUIA PARA APOIAR AS EMPRESAS A REPORTAR OS INDICADORES ESG Environmental, Social and Governance

GUIA PARA APOIAR AS EMPRESAS A REPORTAR OS INDICADORES ESG
Environmental, Social and Governance

Neste mundo em mudança, o setor financeiro é chamado a agir e desempenha um papel crucial no financiamento dos investimentos que promovam o crescimento económico através de uma aposta na implementação de um modelo económico de baixo carbono e inclusivo, capaz de proteger a biodiversidade, contribuir para a diminuição da escassez de recursos e para a diminuição das emissões de CO2, em simultâneo com a criação de emprego, riqueza e bem-estar.

Assim, aumenta também a exigência dos investidores que reconhecem os temas ESG como fundamentais ao sucesso de longo-prazo de qualquer empresa e os indicadores de desempenho e de sucesso das empresas tornam-se mais complexos.

Este Guia pretende apoiar as empresas a reportar indicadores ESG e a responder às solicitações crescentes e específicas por parte de investidores e analistas. O Guia apresenta uma sistematização da informação que é mais comumente solicitada por investidores e analistas aquando da avaliação da sustentabilidade de uma empresa.

ESTE GUIA TEM COMO OBJETIVOS:

SUSTAINABLE FINANCE

Informar sobre o ecossistema existente relativamente ao reporte de informação não financeira pelas empresas e que é solicitada pelos analistas e investidores;

SUSTAINABLE FINANCE

Informar empresas e outros atores relevantes sobre o processo associado ao relato de informação não financeira;

SUSTAINABLE FINANCE

Facilitar a sistematização e o reporte de informação não financeira pelas empresas, em torno dos temas mais relevantes para os investidores e analistas;

SUSTAINABLE FINANCE

Promover a integração de objetivos ESG nas práticas empresariais.

O processo de reporte a analistas e investidores não é um processo homogéneo, ganhando contornos e conteúdos diferentes consoante o público-alvo. Este documento procura sistematizar as linhas gerais que são comuns aos diversos índices de sustentabilidade e demais pedidos de informação.

Faça o download do Guia