Instrumentos de Dívida

Financiamento e Produtos Financeiros

Na Europa, o investimento em sustentabilidade está a ganhar popularidade e a emissão de produtos financeiros ESG está a crescer. A União Europeia (UE) colocou uma forte ênfase nos temas de sustainable finance de modo a apoiar a transição para uma economia de baixas emissões de carbono, mais eficiente em termos de recursos. À medida que o impacto ambiental se torna o principal fator a considerar para muitos consumidores, os bancos têm observado cada vez mais a importância de refletir valores partilhados e, por isso, têm lançado novos produtos de modo a satisfazer a procura.

Atualmente, as obrigações são a forma mais comum de investimento em ESG, mas existe um conjunto muito alargado de produtos financeiros alinhados com critérios ou características do ESG – como outros instrumentos de dívida ou instrumentos de capitalização.  

Existem também alguns programas de incentivos e benefícios fiscais dos quais as instituições poderão beneficiar.

Estes instrumentos constituem mecanismos de facilitação de acesso a capital pelas empresas com natureza reembolsável. Tipicamente, são implementados através da banca (incluindo banca de fomento) ou de mercados de capitais. Neste campo, observam-se hoje variados produtos alinhados com o financiamento sustentável.

Obrigações ESG

Empréstimos ESG

Linhas de Crédito

Hipotecas verdes

Fonte: BCSD Portugal (2021). Soluções Empresariais para a Neutralidade Carbónica (não publicado)

Motor de pesquisa de instrumentos