FAQ

Nesta secção podem ser consultadas algumas definições de interesse no contexto de sustainable finance, assim como sobre alguns referenciais e legislação relevantes.

Sustainable Finance

Que atividades estão incluídas nas finanças sustentáveis?

Estão incluídas atividades financeiras que integram critérios ESG na sua criação e gestão. Estão presentes na tomada de decisões de gestão ou de investimento pelas empresas, em instrumentos ou entidades financeiras que integram elementos ESG (como as obrigações verdes, os empréstimos verdes ou os fundos de empreendedorismo social) ou no modo de exercício dos direitos sociais, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Como se define “investimento de impacto”?

É investimento que, além de retorno financeiro para o investidor, gera efeitos sociais ou ambientais benéficos específicos que sejam mensuráveis. 

Como se define “investimento comunitário”?

Direciona capital de investimento para comunidades que são pouco servidas por instituições financeiras tradicionais. Facilita o acesso a crédito, capital, habitação e produtos bancários.

Como se define “investimento ético”?

A principal motivação passa por alinhar os valores éticos de uma organização/pessoa com os investimentos. São investimentos guiados por códigos de ética ou crenças pessoais.

O que são “green bonds” ou “obrigações verdes”?

As obrigações verdes são títulos de dívida que visam o financiamento dos emitentes e constituem instrumentos destinados a projetos climáticos e ambientais. A maioria das obrigações verdes emitidas financiam projetos de energia renovável, medidas de eficiência energética, transporte coletivo de baixo carbono e tecnologia de água. As green bonds tanto podem ser emitidas pelos Estados como por entidades privadas.

O que é “green investing” ou “investimento verde”?

Implica investir em empresas que contribuem para soluções sustentáveis em questões ambientais, inclui investimentos em energia renovável, eficiência energética, tecnologia limpa, tratamento de água e eficiência de recursos.

O que são as Diretrizes GRI?

A Global Reporting Initiative é a estrutura global mais utilizada para relatórios ESG. As diretrizes GRI são criadas por meio de um processo de procura de consenso com múltiplas partes interessadas que envolve uma rede internacional de instituições empresariais, da sociedade civil, do trabalho e profissionais.

Como se define “materialidade”?

No contexto da sustentabilidade, a informação é relevante se houver uma ligação clara com o desempenho financeiro de uma empresa.

O que são “microfinanças”?

As microfinanças englobam uma série de ferramentas, como empréstimos, poupanças, fornecidas destinadas a pessoas que não têm acesso ao sistema bancário tradicional. 

Referenciais e Legislação

Recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD)

Sustainable Finance Disclosure Regulation (SFDR) e Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD)